sexta-feira, 29 de junho de 2012

Receita do famoso Pão de mel da Lidi

Olá gente essa semana eu andei meio afastada de tudo muito trabalho etc etc e tal, e recebi uma visita mto especial na minha casa ...vieram a SP minha irmã e minhas Pitus e como o prometido a Lidi resolveu
abrir pra todos aqui a receita do Pão de mel dela...aproveitem é demais ...Com vcs Lidiane




Minha irmã com minhas Pitús




A receita de hoje e bem especial para mim, pois, foi onde tudo começou. Nunca vou esquecer que ela veio atrás de uma lata de leite condensado, achei interessante e guardei. Um dia decidi faze la e deu muito certo ! Tão certo que já fiz para vender, já recebi o apelido de Lidi-pao de mel, meu cunhado jura que e o melhor doce que já comeu na vida e um amigo, que vive viajando pelo mundo, garante que e o melhor do planeta. 
Essa receita e tão especial que de quando comecei a cozinhar na minha adolescência ate hoje, 18 anos depois, nunca havia compartilhado com ninguém. E por falar em adolescência hoje vou escrever um pouquinho sobre a minha e de como minha ligação com a cozinha começou...
...pra mim essa época foi bem complicada ! Gente não e fácil não ser adolescente! Alguém um dia inventou um padrão de beleza e a ditadura da magreza e pronto, ser bonito era ser esquelética e la fui eu caindo nessa pegadinha ! Quando tinha 15 anos, louca e obstinada a ter um lugar ao sol, decidi que precisava emagrecer.



E consegui ! Fiquei tão magra, mas tão magra que o meu lugar ao sol nem precisava de muito espaço já que pesava 48 KG e vestia manequim 34. Eu estava horrorosa mas não enxergava isso. Encontrava com as pessoas e elas me diziam o quanto eu estava magra, mas eu não acreditava, pois, não era isso que eu via no espelho (que eu enxergava) e ainda por cima tinha certeza que as pessoas estavam era com inveja de mim. Conclusão cheguei ao absurdo de ter anorexia. 
Ah me lembro de umas coisas bem nada haver que fazia na época e dou risada : colocava uma calça de moletom embaixo da calça jeans para que meus pais não percebessem o quanto estava magra, fazia abdominal, uns 1000 por dia, escondida atrás da mesa da sala, não escovava os dentes por medo da pasta de dente me engordar (além de magra eu era uma magra com bafo) vivia de mau humor...graças a Deus meus pais perceberam tudo isso a tempo de remediar e fui me curando aos poucos depois que aprendi a cozinhar.
No começo cozinhava para as outras pessoas e só pelo fato delas estarem gostando, já ficava satisfeita, não precisava nem experimentar, mas depois fui reaprendendo a comer, a me alimentar. 
Hoje come e um grande prazer ! Como e bom reunir as pessoas que gostamos envolta da mesa, melhor ainda cozinhar e encantar as pessoas com o que fazemos de melhor.Hoje o que posso dizer dessa fase que vivi há 18 anos atrás e que nada daquilo durou, ninguém consegue se manter saudável daquele jeito sem adoecer fisica e mentalmente, de que quase fiquei profundamente doente e uma doença que poderia ter trazido sérios danos para mim e que hoje com meus 64 KG ou seja 16 KG a mais que naquela época estou muito mais bonita, muito mais saudável e que hoje estou completamente em paz com a balança e com o espelho. Sei que podemos comer de tudo, experimentar de tudo sem cometer exageros,
claro. Na receita de hoje reenveitei a original tornando-a mais saudável ! O resultado ficou ótimo ! Divirtam-se e sejam felizes, não percam tempo acreditando que alguém vai te aceitar ou gostar mais de você porque você tem uns KG a menos. Se você acha que precisa emagrecer sou super a favor de uma dieta e exercícios físicos desde que acompanhados por profissionais. Bom final de semana !





Receita do famoso pão de mel da Lidi
2 xícaras de farinha sem glutem 
1 xícara de farinha de trigo integral 
1 xícara de mel 
1 xícara de leite baixa lactose (esse foi o que utilizei, pode ser o desnatado ou integral) 
1 lata ou caixinha de leite condensado (pode ser o light) 
1 colher de sopa cheia de chocolate em pó  
1 colher de sopa de canela em pó 
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater no liquidificador : o leite condensado, o mel, o leite, a manteiga. Juntar com as farinhas, o chocolate em po, a canela e o bicarbonato. 
Misturar bem ate a massa ficar homogênea e por último acrescentar o fermento. Pré aquecer o forno em 180 C. 
Untar a forma como manda o figurino, passando farinha integral.
Colocar em uma assadeira retangular. No meu forno o tempo foi de 25 min., mas vale a velha receita de espetar o palitinho e quando estiver limpo, desligar o forno. Lembrando que e um pao de mel e não um bolo, não vai crescer como um bolo e nem ficar 
tão fofinho. 

Recheio e cobertura : 
1 lata de leite condensado

3 colheres de chocolate em pó

1 colher de manteiga

1 caixinha de creme de leite 

1 barra de chocolate 55 p cento cacau ou meio amargo. 

Recheio:
Com o leite condensado, chocolate e manteiga levar ao fogo, fazer um brigadeiro desligando o fogo quase no tempo de enrolar. 
Tirar do fogo e acrescentar 2/3 da caixinha do creme de leite. 
Abrir o pao de mel já assado e frio ao meio e acrescentar o brigadeiro.

Cobertura:
Para a cobertura, colocar 1/3 da caixinha do creme de leite em banho maria, picar a barra dechocolate e derreter no creme de leite que esta em banho maria. 
Quando a mistura estiver homogênea cobrir o pao de mel ! 

Delicia ! Beijos e divirtam-se e ate semana que vem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana...puxa me emocionou....
Lidia a dvogada cozinheira . como escreve bem !!!e eu a fui parte desse cenario !!!!
Parabéns Lidi...sempre....
Parabéns Anionha por teu blog
Tia Eugenia

Coqueluxos disse...

Que legal Meninas, vou tentar fazer e depois conto... lindo o depoimento tb!!! Bjokas

Andreza Hoffmann disse...

hmmm, deve ser ótimo! :3 Estou seguindo o blog de vcs, desculpe a demora, achei que já seguia! beijão, tem novidades lá:

http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br